top of page

SBR001-Voçorocas e a influência humana

          A paisagem localizada em Cachoeira do Campo, Ouro Preto (MG), típica do Domínio dos Mares de Morros Florestados, com substrato granítico, apresenta solo ocorrendo em superfície VV (convexo-convexa) (ver ficha SBR067), onde a concentração de água da enxurrada é maior no terço inferior destas encostas convexas favorecendo o processo de formação de voçorocas. 

          Essa paisagem já foi menos acidentada, apresentava solos profundos, relevo suave, e um espesso paleorregolito (horizontes A+B+C). Atualmente estão sob o processo de dissecamento, de substituição de solos (rejuvenescendo), começando pela parte mais baixa da paisagem (talvegue). Os horizontes A e B (correspondente ao solum), mais argilosos e estruturados que o horizonte C (mais rico em silte e areia), que são mais resistentes à erosão, estão se tornando mais delgados principalmente nas posições mais baixas destas encostas, devido ao aceleramento da erosão, suplantando a taxa de pedogênese. Esta taxa, por sua vez, não teve alteração significativa por estar a rocha fresca afastada da superfície. Dessa forma, deixou o horizonte C ainda muito espesso e frágil à erosão, muito perto da superfície, facilmente alcançável por sulcos um pouco mais profundos, formando a voçoroca.

          O processo de formação de voçorocas tem forte indicativo de ocorrer naturalmente nestas áreas, sendo um nome de origem indígena. Porém, a cobertura vegetal pouco eficiente desse solo, coberto por pastagens e sujeito a pisoteio, queimadas, com solo exposto, com formação de encrostamento superficial e menor infiltração de água, deve ter acelerado esse processo.

bottom of page